Literatual e Cinema Mundo exibem “Estive em Lisboa e lembrei de você”

02/05/2017 19:04

O Núcleo Literatual em parceria com o Cinema Mundo realiza no dia 5 de maio, sexta-feira, às 18h30, a exibição comentada de “Estive em Lisboa e lembrei de você” (2015), filme dirigido por José Barahona e adaptado da obra homônima de Luiz Ruffato. A exibição acontece no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, com entrada franca.

A ação propõe um debate acerca dos poderes e das interfaces do Cinema e da Literatura Contemporânea.

“Estive em Lisboa e lembrei de você” teve estreia nacional em 1 de dezembro de 2016, mas não chegou aos cinemas de Santa Catarina, de modo que esta é a primeira exibição pública realizada em território catarinense.

A sessão será comentada por Leomaris Espindola Aires e Jair Zandoná.

Leomaris Aires é licenciada em Letras Língua francesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutoranda em Estudos da Tradução (PGET/UFSC). Foi bolsista de doutorado sanduíche no exterior (PDSE) na Universidade do Minho, Portugal. Atualmente pesquisa a obra literária “Estive em Lisboa e lembrei de você” de Luiz Ruffato e a adaptação cinematográfica homônima de José Barahona.

Jair Zandoná é doutor (2013) e mestre (2008) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Letras Português Habilitação em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003). É um dos editores da Revista Anuário de Literatura (PPGL/UFSC), editor de resenhas da Revista Estudos Feministas (REF), integra o quadro de pesquisadores/as associados/as do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e do Núcleo de Literatura Brasileira Atual – Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade (LITERATUAL/UFSC). Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no PPGLit/UFSC, com bolsa de CNPq.

Para saber mais sobre o filme, consulte o press kit.