Interlocuções: diálogos com Ana Luísa Amaral e lançamento de seu livro “Ara”

23/05/2016 15:43

E-flyer Ana Luisa Amaral - lançamento - Ara (3)

Escritora portuguesa Ana Luísa Amaral lança na UFSC livro Ara

A escritora e pesquisadora portuguesa Ana Luísa Amaral, premiada internacionalmente e referência na área dos estudos feministas, lança o livro Ara no Auditório Henrique Fontes da Universidade Federal de Santa Catarina no próximo dia 30, a partir das 16h00. O evento representa o lançamento do livro no Brasil.

Ana Luísa conta com mais de 20 livros publicados, incluindo as obras de poesia Escuro (2014) e Todavia (2015). A escritora já ganhou diversos prêmios literários internacionais incluindo o Prêmio PEN de Narrativa por Ara em 2014. Ara foi lançado pela primeira vez em 2013 e é o primeiro romance da escritora portuguesa.

Referência nos estudos feministas e de gênero, a Profa. Dra. Ana Luísa Amaral é professora e investigadora na Faculdade de Letras do Porto, de Portugal, onde integra a direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e coordena o Grupo Intersexualidades, sendo uma pesquisadora conhecida da área de estudos feministas e de gênero.

Ao longo deste mês de maio, Ana Luísa tem participado de diversos eventos na UFSC. As atividades, gratuitas e abertas ao público, são promovidas pelo Núcleo Literatual e pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG), da universidade. Mais informações sobre cada atividade no site http://literatual.cce.ufsc.br/.

Mais sobre Ara

Constituído ao modo de um conjunto de narrativas breves, todas organizadas em torno do tema da viagem e do amor interdito entre duas mulheres casadas. O centro narrativo é o Japão, espaço que parece reverberar a imagem do amor impossível do filme de Alain Resnais, Hiroshima, mon amour, de 1959, roteirizado por Marguerite Duras, cujo tema circula em torno de dois amantes proibidos – tanto quanto é a relação entre as duas personagens femininas de Ara. Apesar de enveredar desta vez para a prosa, o imaginário, o ritmo e a plasticidade lírica também estão presentes na obra, confirmando o campo de fazer literário, a poesia, em que Ana Luísa Amaral é notoriamente reconhecida na literatura contemporânea.

Interlocuções: diálogos com Ana Luísa Amaral e lançamento de seu livro Ara

Local: Auditório Henrique Fontes, Térreo, CCE-B, UFSC